A fotodepilação com luz pulsada intensa representa o que há de mais moderno e inovador no mundo da depilação.
E como é que isto funciona? A fotodepilação destrói o folículo piloso (conhecido como pêlo), utilizando um flash de luz controlado. O pêlo funciona como os objectos, quanto mais escuros, mais luz absorverão. E o pêlo é exactamente igual.
Os pêlos grisalhos, brancos, loiros e ruivos são muito resistentes ao tratamento. Isto deve-se à ausência de pigmentos escuros nestes tipos de pêlos. Quanto maior o contraste entre a pele e o pêlo, melhor o resultado conseguido na sua remoção.
Dizem que este aquecimento dos pêlos é praticamente indolor. Eu já fiz a primeira sessão e não foi bem assim. Acredito que esta dor vá diminuir até porque é aceitável e num curto espaço de tempo.
E perguntam vocês, como e que o pêlo é aquecido? A energia da luz emitida pela máquina é transformada em calor de 70ºC, com uma duração de 2 milissegundos no interior da pele. O calor aplicado irá destruir ou desactivar o folículo pela coagulação ou solidificação. Apenas os pêlos que se encontram na fase de crescimento activo (anágena), serão destruídos. Os pêlos que se encontram nas fases catágena (deixaram de crescer) e telógena (entraram em repouso, antes de caírem) não serão afectados.
Agora as questões mais práticas, como é um tratamento/sessão? A fotodepilação deve ser sempre realizada sobre a pele limpa, para evitar a sensibilidade e/ou desconforto. O pêlo é cortado até 1 mm acima da superfície da pele, para que os pulsos de luz se concentrem estritamente dentro do folículo. Depois disso é colocado na zona a tratar um gel de acoplamento óptico e só depois se inicia a utilização da luz pulsada.
Durante a sessão dizem ser normal as sensações de ardor, picadas ou, até mesmo, uma dor ligeira (para mim não foi assim tão ligeira... mas aguenta-se). Após o tratamento, a pele pode também ficar com uma tonalidade avermelhada, que por norma, desaparece nas duas horas seguintes. Para evitar que tal aconteça, deve ser colocado um creme hidratante/calmente como Biafine ou Bepanthene Plus.
Fui ainda alertada que, em casos raros, pode ocorrer um distúrbio de pigmentação (a pele pode ficar mais escura ou mais clara, mas raramente, o procedimento pode causar queimaduras de primeiro grau e segundo grau). O intervalo entre as sessões depende da área a tratar (o pêlo não cresce da mesma forma em todo o corpo). A parte boa da coisa foi que em 7 dias já vi resultados. Alguns dos pêlos caíram (pulinhos de alegria).
Em conclusão, a fotodepilação, é hoje, uma das melhores técnicas estéticas de remoção de pêlos indesejáveis e sua redução de crescimento. O efeito deste tipo de epilação dura até 5-8 anos, especialmente nas áreas de virilha, axilas e pernas.
.jpg)
0 comentários:
Enviar um comentário