Na sexta feira passada todos os caminhos foram dar a Montalegre, capital do misticismo. A última sexta-feira 13 do ano teve como palco um cenário deslumbrante, com luz e cor, e como tal eu não podia faltar. Já tinha ouvido falar destas sextas 13 mas nunca lá tinha ido. Confesso que se não fosse o frio que se fez sentir teria lá ficado mais tempo.
Reza a história que João Pabuloso decide vestir-se de diabo na Sexta-feira 13 e pregar uma partida à sua comadre Maria das Cabritas, roubando-lhe uma cabra. Para se vingar, Maria invoca as almas penadas e as assombrações do mundo, assustando João. Perseguido por ninfas, demónios do ar e espíritos, João é confundido com o Assombrado das Mil cabeças e os Chefes dos demónios decidem sacrificá-lo. Mas eis que um ser místico aparece para defender João, contudo, as assombrações do mundo continuam a atormentá-lo, algo que só terá fim quando encontrarem o elixir mágico, guardado há muito por um invulgar Padre Bruxo... figura rara e mística que só poderá ser vislumbrada nas assombrosas sextas-feiras 13 em Montalegre.
Desta vez subiu ao palco A Praga de Fogo baseada nas lendas orais de Montalegre, que revive a lenda de Mourilhe, na qual um mouro e uma cristã se apaixonam. A encenação deu ênfase às viagens de Mourilhe para o Minho, onde Abed conheceu Leonor, e a viagem de regresso a Mourilhe, onde enfrentou várias tentações.
Outro aparte... eu sabia que eram famosas mas nunca pensei que os restaurantes aderentes estivessem lutados e como tal tivesse que ficar pelas barraquinhas (o que é pena... para a próxima não irei falhar).
Um grupo de animação que me surpreendeu pela positiva foram os Crassh (link aqui). Não os conhecia mas achei o trabalho bestial e com materiais ao nosso alcance... Sem dúvida muita criatividade e imaginação... Os meus sinceros parabéns aos inventores deste projecto.
Aconselho vivamente a irem ao próximo invento... Deixo aqui algumas das imagens...





0 comentários:
Enviar um comentário